quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Crianças em idade pré-escolar

Quando se fala em idade pré-escolar, fala-se de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. É nesta fase que se desenvolvem as competências para a entrada no 1º ano, ou seja, para uma boa aquisição da leitura e da escrita. Nesta fase é essencial o desenvolvimento de competências cognitivas, motoras, comportamentais, emocionais e linguísticas. De modo muito simples, quando se deve fazer uma avaliação em Terapia da Fala? Sempre que a criança já esteja no jardim-de-infância e ainda apresente um, ou mais, dos seguintes itens:
- comunica só por gestos;
- tem vocabulário reduzido;
- tem dificuldades em compreender as tarefas que lhe são pedidas;
- a sua fala é difícil de compreender
- já completou os 5/6 anos e ainda tem dificuldades em dizer alguns sons/palavras.

6 comentários:

  1. Olá, eu sou mãe de um menino de 5anos que entrou este ano para a pré primária pública. O que eu queria contar é que o meu filho está a ser seguido por uma pedopsiquiatra no hospital da área de residência que o encaminhou para a terapeuta da fala do mesmo hospital. Fomos à consulta e a terapeuta avaliou-o dizendo que sim ele precisaria de ajuda.Marcou a próxima consulta e nesta já achou que o caso era menos grave e também não tinha disponibilidade de horário para ele e que ele ficaria bem só com a entrada na pré-primária! Por um acaso descobri que vai uma terapeuta da fala fazer terapia a meninos do 1ciclo na escola que ele frequenta, falei com a educadora que concorda que o menino precisa de terapia e estamos a tratar da burocracia para que seja avaliado pela terapeuta que já sei que tem disponibilidade horária para ele. O que eu queria dizer é que me foi dito que não vou ter nenhum tipo de encargo financeiro e que é tudo feito através da segurança social, assim espero.Muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  2. Olá Milene, obrigada por partilhar a sua experiência. Agora que o seu filho já está encaminhado, espero que tudo corra bem.

    Qualquer dúvida ou interocorrência, estarei à disposição.

    Cumprimentos,

    Elsa Margarido

    ResponderEliminar
  3. Aqui estou eu de novo e desta vez é só para dizer que o meu menino já foi avaliado pela terapeuta, que já ultrapassamos toda a fase das burocracias e que já temos o horário de terapia a que ele vai ter "direito". São duas sessões semanais e vai comecar já hoje! Foi tudo muito mais rápido do que eu esperava!, e também ninguém me falou de nenhum tipo de encargo financeiro, como o nosso escalão de abono de família é o 2º e tudo isto funciona atravéz da seguranca social acho que ficamos isentos!Agora é esperarmos pelas melhoras! Muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  4. Olá Milene, pelos vistos está, realmente, a ser tudo muito rápido! Tanto melhor para vocês! Pelo menos em Lisboa, as respostas aos pedidos de subsídio tendem a ser um pouco mais demoradas. Acho que agora só vos resta esperar e ver a evolução do seu menino.

    Qualquer dúvida estarei ao dispor,

    beijinhos,

    Elsa Margarido

    ResponderEliminar
  5. Olá Elsa, desta vez venho contar que afinal as burocracias não são assim tão rápidas, a terapeuta que está a acompanhar o meu filho é que decidiu comecar as sessões antes da resposta da seguranca social pois acha que o menino tem urgência e não pode estar à espera! O principal já está feito, agora é esperar pelos resultados!
    Obrigado pela atenção.
    Milene Estanislau

    ResponderEliminar
  6. Votos de que tudo decorra pelo melhor.

    Estarei à disposição,

    Elsa Margarido

    ResponderEliminar