quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Terapia da Fala: deveres dos utentes




Na sequência dos direitos dos utentes na terapia da fala, não podia deixar de expressar quais são, na minha opinião, os deveres destes mesmos utentes. Muitos destes deveres não são só dos utentes mas também dos terapeutas.



De acordo com a minha experiência profissional, eis os deveres que considero mais importantes no acompanhamento em terapia da fala:

- O dever da honestidade/sinceridade;

- O dever da assiduidade;

- O dever da pontualidade;

- O dever de comunicar o mais cedo possível a não comparência a uma sessão;

- O dever de justificar a(s) falta(s);

- O dever de comunicar tanto a satisfação, como a insatisfação com o serviço/acompanhamento;

- O dever de falar com o terapeuta sobre toda e qualquer dúvida, ou assunto que sinta que está “menos bem”;

- O dever de informar o terapeuta e/ou o serviço quando decide abandonar a terapia.



A comunicação livre e aberta de ambas as partes é a melhor forma para a resolução de problemas e para o sucesso da terapia!!



Autora: Elsa Margarido (Terapeuta da Fala)

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