segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Terapia da Fala: direitos dos utentes


Fruto da minha experiência profissional e de acordo com todas as confidências dos pais, crianças, professores (… ) senti  a necessidade de expressar os direitos dos utentes da terapia da fala. Direitos estes tantas vezes esquecidos ou facilmente desvalorizados.

Esta é uma visão muito pessoal e espero que contribua para a reivindicação de um melhor serviço:

- O direito de escolher o terapeuta;
- O direito de expor todas as suas dúvidas;
- O direito de ser esclarecido;
- O direito de questionar o terapeuta (ex. quanto à sua experiência, objetivos de tratamento; objetivos de atividades…)
- O direito a ser informado sobre o diagnóstico, o prognóstico, os objectivos do tratamento e os objectivos de cada sessão/ atividade;
- O direito de ser incluído no processo de tratamento/acompanhamento;
- O direito de estar insatisfeito com o serviço ou os resultados;
- O direito a expressar a sua insatisfação;
- O direito de pedir “uma segunda opinião”;
- O direito de mudar de terapeuta.

Esta lista encontra-se iniciada mas não necessariamente terminada…está aberta à partilha de mais opiniões/experiências.

Autora: Elsa Margarido (terapeuta da fala)

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