quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Terapeuta da Fala e a Voz Profissional: estudo de caso


A apresentação deste tópico tem como objetivo partilhar a experiência e a felicidade do trabalho que tenho desenvolvido com atores e cantores no âmbito da voz profissional.
Uma das minhas alunas, cantora profissional, disse-me que na apresentação dos meus estudos de caso gostava que eu aprofundasse um pouco mais a análise técnica.  
Para complementar o trabalho desenvolvido com os meus alunos, aqui fica a apresentação deste vídeo seguida das linhas orientadoras (guidelines) e breve análise.



Linhas orientadoras na observação e análise do vídeo:
- Postura corporal
- Tipo e modo de respiração
- Colocação vocal
- Projeção vocal
- Pontos de tensão

A inicial mobilidade labial reduzida que coincide com a voz intensidade vocal mais fraca, contrasta com a exigência da intensidade mais forte requerida no refrão. À projeção da voz é associado um aumento da mobilidade dos lábios e da manbíbula. O mesmo acontece com a Kimbra que demonstra uma boa técnica vocal e uma gestão inteligente dos recursos e da energia corporal.
A técnica da língua baixa é bem visível.
Outro aspeto positivo é a postura corporal, onde podem verificar todos os tópicos abordados nas nossas aulas.

O trabalho que tenho dessenvolvido com os profissionais da voz tem contribuído de forma significativa para um conhecimento profundo e uma melhor utilização das suas vozes.

A qualidade dos resultados obtidos tem sido muito gratificante para ambas as partes.

Autora: Elsa Margarido (Terapeuta da Fala)

Sem comentários:

Enviar um comentário